Proposta - Educação Infantil

     Os princípios didáticos e metodológicos que orientam a Educação Infantil têm como base os conhecimentos cognitivo, psicomotor e afetivo. Privilegia a realidade sócio-cultural da criança, ressaltando o papel do conhecimento já construído por cada uma, ou seja, as experiências que já possui.

     A aproximação das crianças com o material de estudo é feita de forma lúdica, com o objetivo de tornar as áreas do conhecimento mais prazerosas e fontes de desenvolvimento da inteligência.

     O Santa Úrsula Educação Infantil tem como fio condutor do seu trabalho os objetivos gerais para Educação Infantil determinados nos Parâmetros Curriculares Nacionais:

     • Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, com confiança em suas capacidades e percepção de suas limitações;

     • Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;

     • Estabelecer vínculos afetivos e de troca com os adultos e crianças, fortalecendo sua autoestima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;

     • Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;

     • Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para a sua conservação;

     • Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;

     • Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar as suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, afim de avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;

     • Conhecer algumas manifestações culturais, demonstrando atitudes de interesse, respeito e participação frente a elas e valorizando a diversidade.

Voltar | Topo

MDANIEL